quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Bom Ano Novo

Que Deus ilumine a todos neste Natal e que tenhamos um 2011 repleto de paz, saúde, alegria e ESPERANÇA de um mundo melhor!
Estou de férias, por isso dando um tempo nas postagens, mas volto em breve.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Manual Receituário Agronômico


Recebi do colega Luciano, da Unicampo, também inspetor do Crea, cópia do Manual de Orientação sobre Receituário Agronômico, e disponibilizo aos colegas para baixa. É só clicar na imagem para fazer o download.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Convite para evento

(clique na imagem para ampliar e ver a programação)
Segue convite do Seminário de Diversificação na Agricultura Familiar que será realizado no dia 10/12/2010, sexta-feira, em Pitangueiras, das 8:00 às 17:00 horas. O objetivo do evento é discutir a diversificação na propriedade familiar, como forma de proporcionar alternativas de geração de renda e fortalecer as cadeias produtivas já existentes, em especial a do café, realizando também um trabalho de Integração entre café-seringueira ou outras espécies como palmáceas.
Para quem não conhece Pitangueiras fica a menos de 70 km de Maringá, entre Astorga e Sabáudia, e é conhecida por ter as maiores produtividades de café do Brasil.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Agrotóxicos

O Crea e a Secretaria de Agricultura lançaram uma cartilha para orientar os produtores rurais sobre o uso correto dos agrotóxicos. A campanha visa evitar abusos que possam prejudicar os alimentos, o solo, ou ainda a saúde dos trabalhadores.

A Cartilha distribui dicas e regras para uso de agrotóxicos. A preocupação é com a proteção dos trabalhadores e do solo. Veja reportagem da RPC, abordando a questão, clicando no link abaixo:

http://www.rpctv.com.br/bom-dia-parana/2010/12/cartilha-distribui-dicas-e-regras-para-uso-de-agrotoxicos/

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cama de frango

Foto: Boletim FAEP 1121 (dez/10)

Somente no Paraná, responsável por 26% da produção nacional de frango, são abatidos mais de 1,3 bilhão de cabeças por ano. No Estado existem cerca de 14 mil estabelecimentos avícolas, a maioria de pequenos e médios produtores, concentrados principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste. O último Boletim da FAEP trata do assunto, sob a ótica do volume de cama produzido, mostrando que esse subproduto pode ser um grande negócio para os produtores. Se cada ave produz em torno de 1,2 kg de cama, imagina a quantidade de esterco disponível.
Para quem não se deu conta ainda, basta fazer os cálculos, tomando como base a composição média do material, para se chegar a conclusão do quanto o produto é mais barato que o adubo mineral. Lógico que não se fala em trocar o fertilizante químico, mas pode-se muito bem substituí-lo parcialmente e fazer um boa economia. Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, uma cama reutilizada por seis lotes, por exemplo, pode ter em sua composição: 3,5% de nitrogênio, 3,8% de fósforo e 3% de potássio, além de outros macro e micronutrientes como cálcio, magnésio, ferro e enxofre.
Uma conta simples, baseada em cálculo semelhante feito por engenheiro agrônomo do SENAR: uma tonelada de cama de frango possuiria 35 kg de N, 38 kg de P2O5 e 30 kg de K2O, o que demandaria em termos de adubo químico, por exemplo, 78 kg de uréia, 200 kg de superfosfato simples e 50 kg de cloreto de potássio. Em termos de valores, essa quantidade de fertilizantes custa hoje mais de R$ 300,00, o que indica uma economia tremenda caso se utilize a cama, que hoje na região pode ser encontrada por até R$ 70,00 por tonelada.
Particularmente venho defendendo esse material há muito tempo, porém com bases técnicas. Ou seja, após consulta ao profissional da área agronômica, pois há outros aspectos a serem considerados, não apenas essa questão química, mas também as físicas e biológicas, que por sinal também são bem favoráveis.