quarta-feira, 25 de maio de 2011

Palestra sobre ILPF

Conforme havia combinado, consegui a palestra sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), ministrada pelo pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, de Goiânia, Dr. João Kluthcouski, mais conhecido por João "K". E olha que fui buscar pessoalmente o arquivo, direto na fonte, visitando inclusive a área base do trabalho apresentado, uma fazenda em Ipameri, no Estado de Goiás.

Para ter acesso à palestra clique no link a seguir: Palestra ILPF na Expoingá 2011 e faça a baixa do arquivo MARINGÁRed3.rar clicando no "Download Now"

Abaixo algumas fotos que tirei no local, por ocasião da visita de ontem:


Esta última foto apresenta o plantio do milho verão consorciado com braquiária brizanta e guandu, com 3 linhas de eucalipto intercalar a cada 30 metros (Sistema Santa Brígida)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tirando o chapéu para a pesquisa

Desculpem pela falta de postagens nas últimas semanas. Não é por falta de assunto, mas de tempo mesmo. Agora mesmo estou em Goiás, para conhecer a Integração Lavoura Pecuária Floresta, numa proposta da Embrapa Cerrado. Assim que puder, passo as novidades, embora já venho acompanhando trabalho parecido no Paraná, em pesquisas do Iapar, Uem e Embrapa.
Falando em pesquisa, a matéria abaixo mostra a importância destas instituições.
--------------------------------------------------------------------------------
Tecnologia que revoluciona o campo

Embrapa Soja, Iapar e instituições de ensino superior beneficiam o País e espalham conhecimento científico

Em 1975, no mesmo ano em que a grande geada tirou de Londrina o título de capital mundial do café, era instalada na cidade a Embrapa Soja que, ao lado de instituições como Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), consolidou a região como complexo de pesquisa.

Graças ao trabalho da Embrapa e de instituições parceiras que a soja se espalhou por todo o País. ''Nos primeiros anos, pesquisadores já instalaram uma base da Embrapa Soja em Balsas, no Maranhão, prospectando o desenvolvimento da cultura no Cerrado'', afirma Alexandre José Catellan, chefe geral da Embrapa Soja.

O sucesso, hoje, se expressa em números. Nos anos 1970, a produção de soja somava 10 milhões de toneladas. Na safra, 2009/2010, o Brasil produziu 68 milhões de toneladas, o segundo maior produtor mundial atrás apenas dos EUA. Nas décadas de 1980/1990, pesquisas com outras culturas foram incorporadas à Embrapa Soja que, em parceria com outras organizações, já desenvolveu cerca de 270 cultivares de soja, trigo e girassol.

O Iapar, por sua vez, iniciou sua história em 1974, como resultado da mobilização para se encontrar alternativas à monocultura cafeeira. A sede está em Londrina, mas a estrutura do instituto cobre todo o Paraná: 19 fazendas experimentais, 23 estações agrometeorológicas e 25 laboratórios de diferentes áreas de especialidade.

Várias tecnologias desenvolvidas com a participação de seus 730 funcionários (dos quais 118 pesquisadores) ajudaram a mudar a realidade da agropecuária no Paraná e no Brasil. Algumas delas são as técnicas de plantio direto, rotação de culturas, adubação verde, café adensado, Manejo Integrado do Cancro Cítrico e agricultura orgânica. Além disso, merecem destaque os trabalhos na área de melhoramento genético para o desenvolvimento de novas variedades. Até o momento, são 178 novas cultivares de várias espécies: algodão, ameixa, arroz, batata, batata-doce, café, cevada, feijão, maçã, mandioca, milho, nectarina, pêssego, rami, tremoço, trigo, triticale e plantas para pastagens.

Fonte: Folha Web (Carolina Avansini e Silvana Leão)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Palestras Cultivos Florestais - Expoingá

Abaixo a programação técnica de amanhã na Expoingá:

13:00 a 13:30 Recepção e inscrições

13:30 a 14:00 Abertura oficial Sociedade Rural de Maringá

14:00 a 15:00 Cultivos florestais – Um panorama mundial, nacional e regional da cadeia produtiva Engº Agrº Fernando Antônio Martin – EMATER - PR

15:00 a 15:30 Intervalo

15:30 a 16:30 Eucaliptos – uma diversificação altamente rentável Dr. André Luiz Medeiros Ramos - Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR

16:30 a 17:30 Integração eucalipto e pecuária – Uma dupla dinâmica Dr.Rogério Morcelles Dereti –EMBRAPA e Engº Agrº Anízio Menarin Filho - EMATER

17:30 horas Encerramento

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais sobre eventos na Expoingá

O Ciclo de Palestras da Expoingá, no sábado, sobre integração lavoura pecuária foi muito bom. Pena que tinha pouco produtor por lá, e principalmente poucos agrônomos da assistência técnica, que é quem pode difundir as técnicas apresentadas.

Assim que puder, vou disponibilizar o resumo das palestras e, se conseguir, também as apresentações dos palestrantes (power point).

Na quarta-feira tem outro evento interessante, organizado pela Emater, que é sobre Cultivos Florestais. Será no Restaurante do Chico, dentro do Parque, ao lado da sede da Sociedade Rural, com início previsto para as 13:00 h. Vamos estar por lá!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ciclo de palestras na Expoingá


Clique na imagem para visualizar melhor a programação, ou acesse diretamente o site da Gazeta do Povo.

O Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio Gazeta do Povo vai discutir, na 39.ª Expoingá, a agropecuária de alta performance – que busca a maior produtividade possível em cada propriedade – como estratégia para o novo ciclo de expansão da produção rural. Os especialistas convidados vão detalhar o tema analisando o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta dia 7, como parte da programação da feira agropecuária, industrial e comercial de Maringá, que ocorre entre os dias 5 a 15 deste mês.

A sustentabilidade socioeconômica e ambiental desse tipo de estratégia será uma das questões centrais do debate. Os programas do governo federal de estímulo à integração lavoura-pecuária-floresta serão detalhados por representante da área de gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os especialistas vão falar ainda de sustentabilidade técnica, da potencialidade da integração para a região mais tropical do Paraná. Haverá exposição ainda sobre linhas de crédito para financiamento do setor.

As palestras vão começar às 9 horas e seguem até o meio-dia, quando será servido almoço aos participantes. A inscrição no Ciclo de Palestras é gratuida, mas as vagas são limitadas. Para participar, passe uma mensagem ao endereço de e-mail rsvp@grpcom.com.br.

O Ciclo de Palestras ocorre pelo segundo ano consecutivo. Reúne produtores e líderes do agronegócio para discutir temas decisivos para o setor, que vem se expandindo em área e produtividade, num novo ciclo que atende à crescente demanda internacional por alimentos. Neste ano, estão sendo realizadas seis palestras, com discussões que partem de assuntos específicos, como investimento em pesquisa e integração produtiva, e contemplam no novo momento macroeconômico da atividade.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Marialva colhe safra cheia de uva de inverno


Uma safra cheia no inverno. Marialva – município da região de Maringá que produz perto da metade da uva fina do estado – estima que vai colher 22,5 mil toneladas de uva nos próximos três meses. A produção é de 15 mil quilos ou R$ 40 mil por hectare. Trata-se de uma das melhores safras dos últimos tempos. As chuvas regulares nos últimos meses teriam contribuído também para a qualidade da uva. A produção deve ser remetida a centros consumidores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Com 1,1 mil famílias no setor, Marialva comemora 50 anos de tradição no cultivo da uva.

Fonte: Gazeta do Povo - 26/04/2011.