terça-feira, 5 de julho de 2011

Classe agronômica, vamos acordar!

Não sei o autor do texto, mas o assunto é pertinente e foi bem abordado. Temos que levar em conta o problema e debatê-lo.

"AOS AMIGOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS. 
 NÃO, NÃO É NENHUMA PIADA, O NEGÓCIO É SÉRIO MESMO!!!
LEIA ESTE TEXTO E DEPOIS O DECRETO FEDERAL.
Diferente da classe médica, que deve servir de exemplo, a classe agronômica é desorganizada. Dessa forma, a importância do profissional da área agronômica acaba passando desapercebida em muitos casos, ou até esquecida. Quando precisamos comprar algum remédio (a maioria deles), só conseguimos fazer a compra na farmácia com a prescrição do médico através do Receituário Médico fornecido, carimbado e assinado pelo mesmo após uma consulta, onde é realizado o diagnóstico através de exames e então descoberto quais os possíveis problemas e/ou causas.
Eis a questão: Seria possível comprarmos um remédio prevendo uma possível doença??? Se isso fosse possível, muitas pessoas iriam consumir remédios além do necessário, através de doses e frequencias erradas, automedicação, etc. Um exemplo clássico é o que ocorre na agricultura no caso da compra antecipada de Fungicidas e Inseticidas (e não herbicidas, pois estes podem), os quais não é possível prever o ataque da praga/doença, nem o Limiar de Dano Econômico, muito menos da quantidade a ser utilizada, e nem como será o clima futuramente, que determinará a ocorrência ou não da praga/patógeno.
Será possível adubar com precisão (tecnicamente e economicamente) quando se compra um fertilizante sem se basear no laudo da análise do solo interpretada por um Engenheiro Agrônomo?? Quanto a classe médica, bastam eles pensarem em fazer qualquer paralização para serem atendidos. Tamanha a organização dessa classe que conseguiram impôr até o Ato Médico* e assim determinar quais e como outros profissionais da área da saúde devem trabalhar.
Será os profissionais da classe agronômica desorganizada em um país conhecido como "celeiro do mundo"?? No meu ver, como ocorre hoje, a profissão agronômica perde a importância a cada dia.
Vejo o momento das entidades de classe promover a valorização desta profissão, não só através da exigência de receituários agronômicos que citei anteriormente como exemplo, mas através de todas medidas que cabem ao Engenheiro Agrônomo, fazendo com que o mesmo esteja frequentemente presente em todas as etapas do ciclo produtivo. Isso fará com que mais empregos sejam gerados aos profissionais e também benefícios à agricultura, ao meio ambiente e a toda sociedade.

VEJA O QUE O DECRETO FEDERAL Nº 4074/02 ARTIGO 66 DIZ SOBRE A RELEVÂNCIA DO RECEITUÁRIO AGRONÔMICO (clique aqui para baixá-lo)
*LEIAM MAIS SOBRE O ATO MÉDICO. COMPARE A ORGANIZAÇÃO DA CLASSE MÉDICA EM RELAÇÃO À AGRONÔMICA. ENVIE PARA TODOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DE SEU CONTATO.

NOSSA PROFISSÃO MOVE O BRASIL!"

domingo, 3 de julho de 2011

Governo corta crédito para as commodities - II

Abaixo o novo texto sobre a unificação dos limites, que saiu no meio desta semana, autorizando o aumento do limite para a cultura do milho em algumas regiões do país, inclusive na nossa. No site do MAPA está disponível o novo Plana Safra atualizado, clique aqui.

"Excepcionalmente na safra 2011/12, admite-se que o limite de custeio mencionado no parágrafo anterior (R$ 650 mil) seja elevado para até R$ 1,15 milhão por beneficiário, por safra, desde que, no mínimo, os recursos adicionais sejam direcionados exclusivamente para custeio de milho nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul."