terça-feira, 8 de novembro de 2011

La Niña pode avançar até meados de 2012

Segundo meteorologista, clima já está sendo afetado pelo fenômeno climático

As condições climáticas globais começam a configurar o retorno do fenômeno climático “La Niña”, podendo observar uma diminuição das temperaturas da superfície do mar no decorrer dos próximos meses. Os prognósticos climáticos de grande escala, segundo o meteorologista Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que este fenômeno deve continuar pelo menos até meados do próximo ano, atingindo sua fase plena entre os meses de janeiro e março de 2012. Sendo assim, o clima nesta safra de verão, que está iniciando, deve ser influenciado pelo “La Niña”. De acordo com Lazinski, as temperaturas podem continuar apresentando os extremos observados nos últimos meses, intercalando períodos um pouco mais quentes para a época do ano com quedas bruscas de temperaturas.

OUTUBRO - As precipitações ocorridas durante o mês de outubro ficaram levemente acima da média na maior parte do estado do Paraná, porém apresentando um padrão irregular, intercalando períodos de muita chuva, com períodos maiores sem precipitação. “As chuvas foram favorecidas pela passagem de duas frentes frias pelo estado, uma em meados de outubro e a outra no final do mês. As temperaturas continuam apresentando variações extremas, ou seja, períodos de temperatura acima da média para época do ano, intercalado com períodos de temperaturas muito baixas”, completa Lazinski.

UMIDADE - Com isso, a umidade no solo vem se mantendo em níveis muito bons, o que tem favorecido o bom desenvolvimento das lavouras neste início de safra. Essas condições também são observadas no Rio Grande do Sul, onde o plantio de soja e arroz avançam. Já o plantio de milho encontra-se encerrado nas principais regiões produtoras, com bom desenvolvimento vegetativo, favorecido pelas excelentes condições de solo e clima. (Agrolink)

Nenhum comentário:

Postar um comentário