terça-feira, 30 de março de 2010

Rerum rusticarum II

Buscando ainda mais umas passagens do livro desse romano, escrito há mais de dois mil anos, destaco a parte que trata da sustentabilidade da agricultura, tema em alta atualmente, mas que nunca deveria ser esquecido:

"Em primeiro lugar, ela (a agricultura) não é somente uma arte, mas é uma arte nobre e importante. Ela é, ao mesmo tempo, uma ciência que ensina que culturas devem ser plantadas em cada tipo de solo, e que operações deve ser praticadas, a fim de que a terra possa produzir perpetuamente as maiores colheitas". (pg 185).  
" ... o risco (da agricultura) pode ser reduzido pela ciência; pois, mesmo sabendo que o sucesso depende do clima e do solo, os quais estão fora de nosso alcance por serem da natureza, ela ainda muito depende de nós, por que podemos, com boas práticas, reduzir os efeitos desfavoráveis". (pg. 187)

Um comentário:

  1. Isto sim é modernidade, visão de futuro!!! A palavra que é a bola da vez agora, ao menos no discurso, trata da sustentabilidade. Pena que o pessoal já "barrelou", já banalizou o termo que é de alta profundidade. O desafio é usufruir dos bens da natureza de forma a não comprometer os recursos da natureza para as gerações futuras. Para uma civilização imediatista, o desafio é gigante. Abraço do Eng.Agr.Orlando Lisboa de Almeida - Maringá - PR

    ResponderExcluir