quinta-feira, 18 de março de 2010

Tendências da Citricultura

Foi realizada ontem, dentro da programação técnica da ExpoParanavaí, uma excelente palestra aos citricultores e técnicos da região. A apresentação feita pelo meu grande colega de turma, pesquisador do IAPAR, PhD em citrus, Dr. Eduardo Fermino Carlos, teve como tema a Citricultura Internacional e as perspectivas para o Paraná, abordando basicamente dois aspectos, um de alerta sobre a grande ameaça atual da cultura, que é a doença conhecida por greening ou HLB (já abordada neste blog alguns dias atrás). Por outro lado, mostrou que por trás da ameaça temos uma grande oportunidade, que é o potencial do Paraná na produção de citrus, mostrando como a nossa região pode se consolidar como um pólo produtor importante, caso venha a fazer a lição de casa, que passa pela criteriosa inspeção dos pomares e erradicação de plantas doentes.

O resumo completo da palestra está no arquivo anexo para download. É só clicar no link ao lado: Palestra - Citricultura Internacional e perspectiva para o Paraná

Um comentário:

  1. Numa visão de futuro, com a longevidade do pessoal aumentando, as pessoas vão cada vez buscar mais aproveitar essa longevidade com qualidade de vida. Nesse contexto, os sucos naturais tendem a ganhar espaço cada vez maior no Brasil e no mundo. Até a maior fabricante de refri do mundo já está diversificando sua linha de produção com produtos naturais. Nosso Brasil tropical terá muito a ganhar com essa tendência e o Agronegócio, idem.

    ResponderExcluir