terça-feira, 20 de abril de 2010

Trigo - inoculação

A matéria recente publicada no Boletim da FAEP mostra como o trabalho da pesquisa traz benefícios para a agricultura. Imagina o ganho com a economia de fertilizantes químicos nitrogenados quando o uso do inoculante se tornar disponível em larga escala também para as gramíneas.
Bem, vamos ver se produtores e principalmente os técnicos vão assimilar e adotar a tecnologia, já que na soja, embora a inoculação seja técnica consagrada, boa parte a tenha deixado de lado.
Outra questão que vai influenciar muito a sua adoção será o do interesse das grandes companhias de adubos, passando por seus representantes (revendas, cooperativas, etc),  que podem não ver com bom olhos que minúsculos e baratos organismos reduzam suas vendas e participação no mercado, muito embora a pressão pela sustentabilidade possa sobrepor esses pontos contrários.
Nós técnicos podemos contribuir, e como bem escreveu o Orlando em sua última postagem no blog (http://orlandolisboa.blogspot.com/), falando de cidadania, cada um pode fazer a sua parte e engrossar a fileira dos que lutam por ideais ao invés de interesses. Fica o desafio a classe agronômica!!!

Em tempo, para os leigos: Inoculação é a aplicação da bactéria na semente pouco antes do plantio. A bactéria se desenvolve na raiz da planta e lhe traz benefícios, pois consegue retirar nutrientes indisponíveis, neste caso o Nitrogênio do ar (quem lembra de química sabe que na atmosfera 78% é N, ou seja, é o elemento principal presente) e fornece de graça para a planta. Usualmente o N é suprido através dos fertilizantes (Uréia, Sulfato ou Nitrato de Amônio, entre outros), pois é um elemento essencial ao desenvolvimento das culturas e primordial para se atingir altas produtividades. O vídeo mais abaixo mostra como se dá sua produção, que é dependente de importações de recursos naturais escassos.

Para facilitar a leitura, clique para ampliar e dê um zoom

Matéria do Globo Rural sobre produção de adubos nitrogenados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário