segunda-feira, 10 de maio de 2010

Laranja, alimento 100%

Pesquisa revela que a laranja está entre os 15 produtos, de um total de 25.000 pesquisados, que obtiveram nota máxima em qualidade alimentar. Estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicado pela Revista Saúde em dezembro de 2008, aponta a laranja como um dos alimentos mais completos em termos de qualidade nutricional. A superioridade da laranja teve força em vários quesitos, entre eles:
Vitaminas: conta com diversas vitaminas e é uma das maiores fontes de vitamina C, um super antioxidante que reforça as defesas contra doenças causadas por microorganismos e ajuda no combate ao câncer;
- Fibras: o bagaço da laranja é rico em substâncias que, além de ajudar o intestino trabalhar melhor, contribuem para equilibrar os níveis de açúcar no sangue;
- Flavonóides: que enfrentam os radicais livres, aquelas moléculas que oxidam compostos celulares e prejudicam a vida das células do corpo.
Não foram considerados no estudo atributos como sabor e aroma, o que dá a laranja muitas vantagens em relação aos outros alimentos também completos, mas nem sempre apreciados, tais como aspargo, alface, nabo, espinafre, quiabo, brócolis, repolho, além de outros que completam a lista dos 15 mais completos.
Há outros movimentos importantes na busca da melhor qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável que podem dar força a laranja. Ao contrário do fast food, onde se pensa pouco na qualidade dos alimentos, o movimento slow food aposta que comer bem é fundamental para se viver bem.

No Brasil, o consumo interno de laranja ainda é muito baixo (cerca de 20% da produção paulista), o restante como sabemos é todo exportado. Uma caixa de laranja de 40,8 kg resulta em 18 litros de suco natural, o que equivale a 60 copos de 300 ml. Se cada brasileiro tomar um copo por semana, seriam consumidas cerca de 200 milhões de caixas, ou seja, quase 60% da produção brasileira, que gira em torno de 350 milhões de caixas por ano. Como se vê, há muito espaço para a fruta que tem um forte apelo em termos de qualidade de vida.

Fonte: Revista Citricultura Atual, n° 68 - Fevereiro 2009.

4 comentários:

  1. E saber que um pomar comercial de laranja com tecnologia como a usual no Noroeste do Paraná protege o solo arenoso contra erosão, pois a cultura é perene e o solo não é revolvido com ferramentas durante o ciclo da cultura. Além disso em geral o solo é coberto de gramínea para proteção do solo e muito mais. Sem contar que a laranja dá um monte de empregos no interior, arrecada uma pá de tributos e faz girar a economia. É ouro em pó!
    Eng.Agr.Orlando Lisboa de Almeida - Maringá - PR

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí, Orlando. Por essa e outras que sou fã da cultura, que esse ano sai do poço e acredito terá boa rentabilidade. Para os imediatistas que só investem na alta, perderam a oportunidade de já estar com a cultura implantada, e poder aproveitar um novo ciclo de bons preços. Essa é, ao menos, a minha visão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos,
    eu gostaria de saber se existem,
    outras frutas citricas que sejam
    100% natural junto com a laranja produto 100% natural,
    pois achei muito interessante voce resaltar que
    a laranja é um produto 100% natural
    aqui na Bahia temos até um livreto que fala
    a respeito disso, neste livreto ressalta uma comparação entre a laranja 100% e o limão,
    e ainda aparecem receitas de bolo e de suco.

    Obrigado
    Att

    Wanderlei Matogrosso Souza
    Zootécnico
    UFBA - Universidade Federal da Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Além da laranja, outras frutas como o morango e o kiwi tem nota 100 no ranking, como alimentos mais completos. A tangerina, apesar de não ter nota 100, aproxima-se muito, e é bem completa também.

    ResponderExcluir