segunda-feira, 24 de maio de 2010

Meu dia pede mel !

Brasileiros consomem em média 128 gramas por ano, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 quilo por pessoa ao ano. O Sebrae Nacional e a Confederação Nacional de Apicultura (CBA) acabam de lançar uma campanha para incentivar o consumo de mel no País. Meu dia pede mel será divulgada em rádios, canais de TV e em feiras locais, por meio de carros de som, além da distribuição de folders explicativos. O objetivo é incentivar o brasileiro a ver o mel como alimento natural e fonte pura de energia. O lançamento foi realizado no 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso de Meliponicultura, entre os dias 19 e 22 de maio, em Cuiabá (MT).
O Brasil produz 50 mil toneladas, destinadas ao mercado interno e externo. Além de divulgar o mel para ampliar o consumo, também está sendo trabalhada a questão da capacitação dos apicultores. “Eles precisam estar preparados para atender ao aumento da demanda, com quantidade e qualidade. Temos capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano”.
De acordo com o coordenador nacional da Carteira de Apicultura no Sebrae, Reginaldo Rezende, “Precisamos mudar a idéia de que o mel só serve para fazer remédio. O alimento pode ser amplamente explorado na culinária, como no tempero de carnes, preparo de molhos doces e salgados e coberturas. Em um segundo momento, vamos trabalhar o mel com o setor industrial. No Brasil existem 63 mil padarias. Queremos incentivá-las a utilizarem o mel na produção de pães e biscoitos. Existem também as indústrias de balas e laticínios”, explica Reginaldo.
A campanha já tem um site (clique para entrar) com áreas voltadas para o perfil de cada público. Segundo Reginaldo, há espaço para crianças desenharem, assim como ambientes para a busca e troca de receitas com o uso do mel.
O Brasil precisa fortalecer o mercado interno para evitar que os apicultores fiquem a mercê do mercado externo, que paga muito mal pelo produto brasileiro. Segundo ele, a China, que produz 200 mil toneladas de mel por ano, coloca sua produção no mercado a preço irrisório. O atual valor de venda do mel brasileiro para outros países é de US$ 2,70, o quilo. Mas o preço justo seria US$ 5/kg. No Brasil, o mel é comercializado a R$ 4,50/kg, preço também considerado abaixo da expectativa.
Veja o vídeo e comece o dia com o mel, um alimento natural, que é sinônimo de saúde.



Meu Dia Pede MEL from A ILHA PRODUÇÃO LTDA. on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário