sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alternativas para o arenito


Secretaria da Agricultura discute alternativas de desenvolvimento rural na região do Arenito. A notícia abaixo mostra a movimentação na busca de soluções para essa região do noroeste paranaense, que tem um grande potencial a ser explorado, principalmente na fruticultura.


A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento recebeu, nesta segunda-feira (28), projeto de implantação de um polo produtor de frutas no Noroeste do Estado. A proposta será estudada e poderá integrar os esforços para o desenvolvimento rural da região, com a diversificação de atividades econômicas.

O incentivo ao cultivo de frutas foi discutido entre o secretário Norberto Ortigara e o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, que estava acompanhado dos deputados Fernando Scanavaca (estadual) e Osmar Serraglio (federal). Eles levaram ao secretário o projeto Frutis Arenito, desenvolvido em 2006, que prevê a implantação do polo de frutas na região do Arenito Caiuá, tanto para atender o mercado interno como

Segundo Scanavaca, o aeroporto de Maringá reúne condições para ser adaptado à exportação de frutas e se tornar terminal semelhante ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que atualmente é referência na exportação de frutas do Brasil para os Estados Unidos e Europa. Para o deputado Serraglio, o clima e o solo na área do arenito paranaense propiciam a criação do polo regional produtor e exportador de frutas, a exemplo que já existe em outras regiões do País.

Ortigara afirmou que a proposta vai ao encontro do projeto de governo de estruturar a cadeia produtiva, com o apoio de um complexo industrial para dar mais segurança de investimento aos agricultores. Segundo o secretário, entre as opções viáveis e geradoras de emprego e renda para a região do arenito estão frutas, leite, carne e floresta. “Poderiam ser reduzidas as áreas de pastagens na região, tornando-as mais eficientes e liberando espaço para outras alternativas”, disse.

APOIO – Ortigara adiantou que a disposição do governo é apoiar um grande maciço florestal na região. “Vamos nos concentrar na cadeia produtiva no Noroeste, inclusive com linhas especiais de financiamento do Banco do Brasil para trabalhar de forma organizada e com resultados”, informou.

O secretário pediu a contribuição dos deputados e do prefeito na conscientização dos agricultores e pecuaristas para esses projetos econômicos. Segundo Ortigara, as iniciativas naquela região passam pela recuperação de pastagens que atualmente são degradadas e de baixa produtividade. “Não é mais possível produzir boi e leite com baixa produtividade. As atividades no arenito precisam de mais qualificação”, lembrou.

Já existem estudos para o plantio, em grande escala, de frutas tropicais como abacaxi, acerola, manga e maracujá. Ortigara sugeriu a busca de parcerias com complexos industriais para fortalecer as cadeias produtivas. Segundo o deputado Scanavaca, a cooperativa C.Vale já manifestou interesse em estimular a produção de frutas na região.

Para o prefeito Moacir Silva, de Umuarama, a região do arenito precisa de um projeto de governo para promover o retorno da população ao meio rural. Segundo Silva, a evasão populacional no município foi acima da média do Estado. Enquanto o estado conta com média de 15% da população no meio rural, em Umuarama esse índice é de 6%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário