sábado, 30 de abril de 2011

As abelhas sumiram!


Para quem tiver um tempinho, vale a pena a leitura da entrevista, publicada no site www.cartamaior.com.br nesta sexta, dia 29. Resumidamente trata da questão do sumiço recente das abelhas, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Europa, que até agora não tem causa conhecida. O fato é que até no Brasil há relatos de morte de colméias, mas tanto aqui quanto no hemisfério norte nada foi comprovado, havendo apenas hipóteses para a questão. Uma delas, inclusive, relata casos de intoxicação por agrotóxicos. Uma reflexão importante do texto é o último parágrafo, que transcrevo aqui, citação do entrevistado:
"Acredito que é preciso analisar a ampla acessibilidade que nós temos para a utilização de agrotóxicos. Hoje, nós somos um dos maiores consumidores de agrotóxico. A utilização excessiva de agrotóxicos não é compatível com um programa de proteção de abelhas. Atualmente, apesar de não sermos a maior economia mundial, nem o maior produtor agrícola, nós somos o maior consumidor de agrotóxicos. Há algo de muito errado nisso"

O entrevistado é o Doutor Afonso Inácio Orth, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Biologia pela University of Miami (EUA). Atualmente, é professor no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para ler toda a matéria clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário