segunda-feira, 12 de abril de 2010

Diversificação no Noroeste II

Uma das alternativas que tem estado na moda nos últimos 5 anos é o reflorestamento, principalmente de eucalipto. Tenho visto muito plantio por aí, para quem é observador é só olhar na beira da Rodovia do Café, principalmente depois de Mauá da Serra, passando por Ortigueira e por aí vai. De fato, foi plantado muito eucalipto em todo o Estado, e olha que tenho informação que o forte mesmo foi em SC e RS.
Daqui uns anos vamos ver o resultado disso, muitos especialistas dizem deve haver um apagão florestal nos próximos anos, outros que o potencial da madeira é muito grande, inclusive há trabalhos mostrando seu uso na geração de energia elétrica, como fonte alternativa. Enfim, tem muita gente propagando seu plantio, que o tempo dirá se é realmente o negócio da China que um ou outro mais entusiasmado propaga, ou se será um negócio como tantos outros na agricultura, ou seja, com altos e baixos como qualquer atividade.
Em todo caso, a cultura se apresenta com um bom negócio para muitas áreas, principamente para aquelas mais marginais (topografia, preço, etc), especialmente para a reserva legal. No Noroeste, em áreas de arenito, cai bem tanto solteira quanto em sistemas de integração com a agricultura ou pecuária.
Temos participado de muitas palestras sobre o setor madeireiro, e além disso tenho um companheiro de trabalho que é exímio escritor, que anota tudo, e faz questão de dividir com os colegas que não puderam participar. Aproveitando essa situação, estou colocando no blog alguns arquivos com as anotações do Orlando. São várias palestras tratando do assunto em diferentes épocas e enfoques. Para quem se interessar no assunto, vale a pena investir um pouco do tempo, baixar os arquivos e ler com calma, pois tem muitas informações importantes e valiosas. Além dos links abaixo, estou criando um espaço fixo no blog (embaixo à direita) onde pretendo postar, além destas, outras palestras que julgar de interesse dos usuários.
Foto de plantio de eucalipto clonal - a diferença entre o normal e o clonal seria como o antigo plantio na matraca e o atual plantio direto na palha. Só vendo!!!

Mercado Carbono e Reflorestamento
Eucalipto
Eucalipto II
Madeira no Paraná
Workshop Madeireiro - Maringá
Protocolo de Kyoto

Um comentário:

  1. Carlos.. parabéns pelo blog...

    Legal os links que passou. Você poderia falar sobre o Cop 15 (Copenhagen)... sobre a questão climática, já que citou Kyoto.

    Abraço e visite o blog da ECOA. Tem um post novo sobre o Campeonato dos Bancários.

    Abraço!

    ResponderExcluir