terça-feira, 24 de agosto de 2010

Feijão transgênico

Imagina se no Brasil o investimento em pesquisa fosse da grandeza da nossa agricultura. O que nossas cabeças não produziriam ? Seríamos imbatíveis! Embora sabemos que nos últimos anos houve investimentos bem maiores na pesquisa. Temos que ver essas notícias com orgulho. Para quem trabalha com feijão e sabe do problema do vírus do mosaico, a notícia é muito boa. Parabens para a pesquisa!!

Primeiro feijão transgênico do mundo é brasileiro

Variedade é resistente ao vírus do Mosaico Dourado, que destrói plantações em todo o país.
A Embrapa desenvolveu o primeiro feijão transgênico do mundo. A variedade, resultado de 20 anos de pesquisa, é resistente ao vírus do Mosaico Dourado, que destrói plantações em todo o país.
O produtor Derci Cenci percorre a lavoura em busca da mosca branca. As poucas que escaparam do defensivo ameaçam a plantação. O ritual se repete até as plantas crescerem. Para quem já amargou prejuízos no passado, todo o cuidado é pouco.
— Nós não demos conta de combater a mosca branca, era todo dia, quando vimos a planta estava infestada e tivemos que abandonar 125 hectares de feijão irrigado — diz Cenci.
Ao sugar os nutrientes, o inseto pode injetar um vírus - que deixa as folhas amareladas, deforma as vagens e impede o crescimento da planta. As perdas podem chegar a 100% nas lavouras.
Sabendo das dificuldades que os produtores enfrentam, pesquisadores da Embrapa desenvolveram um feijão resistente ao vírus do Mosaico Dourado. A cultivar já foi testada em campo e agora só falta a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança autorizar a comercialização.
Os pesquisadores pretendem entregar o pedido à CTNBio até novembro e esperam que em 2012 as novas sementes já estejam disponíveis no mercado.
— Nós temos testado, nos últimos cinco anos, em três regiões: nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Paraná, e temos feito avaliações agronômicas.
Temos comprovado que essas plantas têm sido imunes a doenças do campo e temos avançado no programa de melhoramento e de biossegurança — explica o pesquisador Josias Farias. Especialista em Meio Ambiente, este agrônomo reconhece a importância da descoberta./ Mas recomenda cautela.
— É uma questão que deve ser tratada com muito critério, muito cuidado, tanto do ponto da segurança ambiental quanto alimentar também e da saúde das pessoas — diz o agrônomo Thomas Ludewigs, da UnB.

CANAL RURAL- www.canalrural.com.br

Agricultura 13/08/2010
Viviane Cardoso
Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário