segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Economia burra

Hoje falando com um produtor de Maringá, questeionei sobre a colheita do milho safrinha. Disse ele que havia terminado e que tinha produzido 150 sacas por alqueire. Lógico que achei pouco e perguntei a razão, ao que ele disse que tinha usado grão próprio, o famoso "milho de paiol". Segundo sua teoria, havia gastado pouco e com isso poderia estar tendo o mesmo lucro por hectare que os demais produtores, ou seja, estava convencido de que tinha feito um bom negócio, e queria que eu concordasse com ele. Não cheguei a fazer nenhuma conta no momento, e fazendo agora, pode até ser que a sua economia em semente seja os 50 sacas por alqueire que os demais produtores estão produzindo a mais (a média dos produtores tranquilamente este ano vai ficar em 200 sacas por alqueire). Embora naquele momento o produtor fosse um cliente meu e fosse politicamente correto concordar com sua teoria, não tive dúvidas em lhe afirmar que tinha feito um péssimo negócio.
Certamente da mesma forma que economizou na semente, deve ter economizado no fertilizante (ninguém vai usar 300 kg/ha de formulado em grão ao invés de semente), ou seja, o que a planta retirou do solo é mais que o fornecido, de forma que ele só piorou as condições do solo e as safras futuras vão mostrar, pois a natureza não perdoa. Falei categóricamente que se ele tivesse plantado um adubo verde o resultado para o sistema seria muito melhor. Temos que parar de pensar no curto prazo e trabalhar com médio e longo prazo, pois o que importa é o resultado ao longo do tempo. 
Não sei se ele gostou de ouvir isso, mas tenho certeza que se refletir sobre a questão, vai ver a burrice que fez. Se não entender agora, pode entender por mal, no futuro. Dúvido que sua média de produtividade de soja supere de outros produtores com mentalidade menos retrógrada. Ou seja, perde um pouco agora, mas vai perder mais depois. Qual a vantagem disso ? E o mais interessante que disse foi que economizou 2% do agrônomo, já que nem precisou financiar. Precisa dizer mais alguma coisa ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário