sábado, 7 de agosto de 2010

Sem medo do gesso

Recentemente esteve aqui em Maringá o pesquisador do IAPAR, Dr. Ademir Calegari, e na sua apresentação, além de ressaltar a importância da rotação de culturas e uso de adubos verdes, sua especialidade, falou sobre o uso do gesso agrícola.
Citou trabalhos do especialista da Embrapa Cerrado, Dr. Djalma Martinhão Gomes de Sousa, mas sobretudo deixou uma mensagem de que não devemos ter medo de utilizar este importante insumo.
Falou aos presentes que nós técnicos, em nossa formação, aprendemos a ter medo do gesso, que ele era muito perigoso, etc, mas que isso tem que ser desmistificado, começando pelos técnicos que devem rever seus conceitos e procurar se informar e buscar estudos que mostram o quanto seu uso pode ser benéfico para a agricultura.
Chegou a citar, de forma genérica, trabalhos conduzidos por anos, em café, onde se usou grandes quantidades (bem mais de 10 t/ha) sem prejuízos para o solo e a planta.
É claro que não devemos sair por aí aplicando o insumo indiscriminadamente, mas fica claro que seu uso é importante e deve ser feito sob recomendação técnica, embasada no histórico da área, em uma boa análise de solo, enfim sob recomendação agronômica.
Abaixo um trabalho da Embrapa, meio antigo, mas que serve para iniciar no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário