quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desvendando os segredos do Mister M da soja

Essa eu devo ao meu amigo Ceará, grande Engenheiro Agrônomo Italvaci de Souza, de Campo Mourão, que pelo jeito, nas horas vagas, é também detetive. No intuito de averiguar melhor sobre a notícia veiculada recentemente em toda a imprensa nacional, visitou o produtor e fez esse ótimo relatório, que gentilmente me repassou e coloco abaixo da forma original recebida, com a autorização do autor.

"Quinta feira, dia 02/09, estive no município de Mamborê (PR) visitando o produtor Rural Sr. Leandro Sartorelli Ricci, vencedor do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, Safra 2009/2010. Esse concurso foi promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) que, em sua 1ª Edição, teve a participação de 800 produtores de todo o Brasil. O produtor Leandro Ricci conseguiu a impressionante produtividade de 108,4 sacas de soja por hectare, equivalente a 262,32 sacas por alqueire.
Será que ele descobriu a pólvora, é Mágico ou é um verdadeiro Alquimista!?
O que diria o “MAGO” Paulo Coelho sobre isso!?
De acordo com os relatos do próprio produtor, ele não fez nada de outro mundo.
Simplesmente escolheu a melhor parcela de solo da propriedade (parcela de 8 ha), dobrou a densidade de plantio (511 mil plantas/ha), para a cultivar utilizada (Syngenta 3358) o stand recomedável varia de 250 a 300 mil plantas por hectare. Para aumentar a densidade de plantio, como o mesmo não tinha semeadeira com espaçamentos menores, ele fez o tal do plantio cruzado, ou seja, foram feitas duas semeaduras na mesma área, cruzando as linhas de plantio. Foi feita uma adubação de base pesada com 660 kg/ha de Súper Simples e, em cobertura, 250 kg/ha de KCl. Vejam que é o dobro ou mais que a recomendação para uma produtividade de 151 sacas/alqueire. No tratamento de sementes adicionou-se cobalto e molibidênio (COMO). Foi realizada também adubação foliar em duas aplicações (250 ml/ha de stimulate + 415 ml/ha de Yaravita Mantrac); três aplicações de fungicidas e três aplicações de inseticidas.
O clima foi bastante favorável à cultura, uma vez que durante o ciclo da mesma (115 dias) choveu regularmente e com boa distribuição (62 dias), sendo uma precipitação total de 1359 mm.
Vale ressaltar que na parcela testemunha, também com alta tecnologia, a produtividade obtida foi de 170 sacas/alq.
Nessa safra (2010/2011) o proprietário comentou que vai fazer novas avaliações/experimentações, porém, com menor quantidade de insumos.
Então senhores, mágica alguns fazem, milagres...

Eng. Agr. Italvaci de Souza"

4 comentários:

  1. Meu Amigo Carlos Bortoletto, estou visitando o seu Blog, diga-se de passagem, muito interessante, e vejo que você realmente postou a matéria sobre o "Mister M da Soja", que legal.
    Ficou muito interessante.
    Parabens pelo seu Blog.
    Saudações TRIcolores.

    ResponderExcluir
  2. Carlinhos, aqui é o Durval, li o comentário e ja sabia desta produtividade e da tecnologia, se for por na ponta do lapis, ainda seria viavel tal tecnologia? acho que sim ! abraços e passe por aqui (Coamo) .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Sr. Carlos!Venho solicitar ajuda para fazer contato com o Eng Agr Italvaci de Sousa, grande colega meu de faculdade que não vejo há longos 20 anos..
    Se puder ajudar ficarei muito grato!!
    Meus contatos são andre.zanela@ig.com.br e azanela@cnpq.br e fones (61)3211 9886 (trab) e cel (61) 93671347
    Ótimo 2012!!!
    Abraço!
    André Zanela

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Itavalci gostaria de entrar em contato com voçê.
    sou funcionário recém ingresso no bb , queria alguns conselhos a respeito do cargo de ATR .
    THIAGOBRAGALOPES@HOTMAIL.COM
    também sou Eng Agronomo

    ResponderExcluir