quinta-feira, 24 de março de 2011

Palestra do Chandoha em Maringá

Há cerca de 15 dias, esteve em Maringá, o Engenheiro Agrônomo Erikson Camargo Chandoha, paranaense, hoje Titular da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do MAPA Ministério da Agricultura e Pecuária, ministrando palestra sob o tema SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS. O colega Orlando participou e fez uma síntese da palestra, que estou anexando para quem quiser informações mais completas.
Destaco alguns pontos do resumo, que entendo ser importantes:
a. Muitas vezes as pessoas, mesmo do setor, acham que onde há agricultura mecanizada em solo argiloso não tem problema de sustentabilidade e de degradação do solo. Disse que tem sido constatado mesmo no solo argiloso, solos com pouca cobertura de palha, baixa matéria orgânica, compactação, falta dos terraços e está escorrendo água causando erosão laminar no solo, levando resíduos de agrotóxicos e solo às águas.

b. Alertou que já foi Inspetor do CREA e que em geral há um colega responsável técnico pelas áreas de lavouras e na maioria delas, com Plantio Direto, o agricultor retirou os terraços achando que não eram mais necessários. Isto contraria a técnica e expõe o responsável técnico, além do dano que causa ao solo em particular e ao meio ambiente em geral (assoreamento de córregos, etc.).

c. O Banco Mundial quer colocar dinheiro no Programa de recuperação de solos do Brasil. O Cerrado brasileiro: 60 a 70% das pastagens do cerrado estão degradadas. Meta do Brasil – recuperar 15 milhões de há.de pastagem degradada em certo prazo programado.

d. Sobre a posição do BR em apoio às vendas dos nossos produtos no exterior.  Disse que visitou a China e que lá temos uma representação em Xangai com 32 pessoas no órgão oficial de promoção comercial.    Já nos USA, temos mais de 1.000 pessoas. Sobra em um e falta em outro, que hoje é um parceiro da maior relevância na nossa pauta de exportação. Nessas delegações, temos que ter mais Adidos Comerciais com conhecimento de questões da Agropecuária. Disse que temos que nos integrar no setor com os nossos parceiros do Mercosul também.

e. Logística.    Hoje no Brasil o setor agropecuário está com os seguintes modais:   67% rodoviário; 24% ferrov. e 9% hidroviário.      A meta para 2025 é de 34% - 33% - 33% respectivamente.

Por fim, um depoimento do Eng. Agr. Orlando, autor do resumo: "Eu percebi uma visão nova, com mais ação do MAPA aqui no “chão de fábrica”. Atuo no setor há trinta anos e raramente via o pessoal do Ministério nas discussões do setor. E saber que quem “faz” a política agrícola na prática, bem ou mal, é o Governo Federal. Assim sendo, quanto mais o MAPA interaja com a base, melhor será a política agrícola. Este é o desafio para todos nós.
O Chandhoa deixou claro que seu estilo de trabalho, respeitada a hierarquia, é trabalhar “de portas abertas” para as pessoas do setor, para que o andamento deste seja o mais harmônico e produtivo possível. É uma bela postura."

Para baixar o arquivo com o resumo de toda a fala do Chandoha, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário