segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Arábica x Conilon

Para quem quer saber melhor a diferença entre o café arábica e o conilon é só assistir essa reportagem que passou no programa Globo Rural de ontem. Para completar a informação, adianto que Minas Gerais é o maior produtor de arábica, que também é produzido no Paraná e São Paulo, enquanto o Espírito Santo é o maior produtor de conilon. E pra mim que sou um modesto produtor do verdadeiro café, tenho comigo que café é arábica, o outro classificaria como um adjuvante. Tanto que boa parte dele tem sido usado para fazer mistura ao arábica, visando dar uma cor e baratear o produto para consumo do brasileiro que não liga muito para qualidade. E vendem com o sugestivo nome de "blended", e o pior é que nem dá para falar que estão mentindo. Eu fico com o puro, 100% arábica, de preferência o meu, torrado e moído em casa.

2 comentários:

  1. Infelizmente, ainda temos no Brasil técnicos como o senhor Carlos Bortoletto, que dispara informações na net sem ter conhecimento de causa. O que prejudica a qualidade do cafe é o manejo inadequado da colheita e pos colheita e não a espécie. O café Conilon, se bem manejado, dá bebida tão boa quanto o Arábica. Se quiser maiores informações procure o programa de melhoramento da qualidade do cafe conilon do Incaper no Espirito Santo. Se informe melhor, antes de veicular informações errôneas e preconceituosas.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Bortoletto! cá estou eu, em Brasília, procurando informações sobre café e "caio" de paraquedas no blog de quem? No seu! Divulgue mais as tuas informações rapaz! Tua região é uma riqueza e eu morro de saudade desta terra! pra nós que agora estamos aqui no IC, "sua opinião é muito importante para nós!"rsrsrs. Adorei descobrir o seu blog! Abraço, Myrna

    ResponderExcluir