O greening ou HLB é hoje o grande vilão da citricultura mundial. É uma doença bacteriana, transmitida por um vetor, o psilídeo, um pequeno inseto (foto) que tem que ser monitorado e controlado, já que não existe cura para a doença. O Estado de São Paulo tem hoje praticamente 40% dos talhões infestados, e muitas plantas estão sendo erradicadas (único método recomendado após constatada a infecção). No Paraná também já foi constatada a doença em quase todos os municípios, embora o índice ainda seja baixo.
Quanto à cigarrinha, é uma praga que transmite o CVC - Clorose Variegata dos Citros, também conhecida por "amarelinho", uma doença também bacteriana, que hoje é um grande problema em SP, e também na região de Paranavaí, onde tem muita pastagem.
Na palestra foi mostrado o esquema de uso de armadilhas adesivas (verde claras ou amarelas), que colocadas a cada 50 metros em toda a extensão da bordadura do pomar, servem para o monitoramento das pragas e tomada de decisão do uso de inseticidas específicos.
Fotos: site http://www.agrofit.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário