sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Frio ameaça safra de laranja na Flórida


O ano de 2009 foi péssimo para a citricultura. As receitas, principalmente para quem produz somente para a indústria de suco, praticamente cobriram apenas os custos de produção. A crise nos EUA e o consumo menor de suco foram as principais causas da queda dos preços. Contudo, o cenário para os próximos anos começa a mostrar sinais de reação, já temos notícias que animam os produtores.
Notícia publicada em 08/01/2010

Pomares da Flórida são ameaçados pelo frio que castiga os EUA
A onda de frio polar que varre os Estados Unidos atingiu nos últimos dias o ensolarado estado da Flórida, onde as temperaturas estão próximas a zero grau, o que ameaça a safra de laranja.
Segundo a TV de Miami, um quarto da safra de cítricos já pode estar perdida devido à incomum onda de frio que atinge o Estado, com forte impacto sobre uma indústria chave, que arrecada US$ 9,3 bilhões anuais para a Flórida.
Andrew Meadows, da Associação de Cítricos da Flórida, minimizou a situação afirmando que "há danos isolados, a fruta congelou em algumas zonas do Estado, mas não é uma catástrofe no momento".
A Flórida responde pela maior parte da produção de laranja dos Estados Unidos, e é o principal provedor de suco de laranja do mundo.
A frente fria procedente do Ártico corta o centro dos Estados Unidos, provocando temperaturas de até 45 graus negativos em certas regiões.
O Serviço Meteorológico Nacional informou que a frente fria trará neve e gelo a uma faixa que vai do Texas a Louisiana, e até a fronteira centro-norte dos Estados Unidos.

Crédito: da France Presse, em Miami

Nenhum comentário:

Postar um comentário