quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alerta no Eucalipto

Essa má notícica foi repassada pelo Joaquim, colega agrônomo da Emater daqui de Maringá. Segundo ele, que tem trabalhado com eucalipto, apareceu na região uma nova praga na cultura, até há pouco tempo somente encontrada em outros países. Trata-se de um hemíptera, o percevejo bronzeado (Thaumastocoris peregrinus). Os danos são o prateamento de folhas, seguindo de secamento e quedas dessas folhas. As árvores ficam com aspecto ressecado, com a copa seca. Esse dano é devido ao hábito alimentar do percevejo, que perfura as folhas e ramos finos para sugar seiva, deixando as folhas secas.
Segundo o Joaquim, ele visitou uma área de 8 hectares, no município de Flórida, totalmente atacada e comprometida, com plantas de 4 anos secando.
Os primeiros relatos da praga no Brasil são de junho de 2008, e no Paraná são de 2009, conforme citações nos materias técnicos abaixos: Registro no Paraná e Alerta: Ameaça às florestas de eucalipto brasileiras 


O problema parece ser muito sério e merece toda nossa atenção, principalmente agora que a madeira está tendo um incremento de área, com muitos plantios comerciais por todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário