sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O exemplo de Marialva

(Foto do site oficial da Prefeitura)
Participei hoje, em Marialva, da apresentação do trabalho de Georeferenciamento que foi desenvolvido no município graças a uma parceria entre a Prefeitura e Emater. É um trabalho complexo que exigiu exaustivo trabalho de campo, com visita às propriedades rurais para obtenção de informações para alimentação de um banco de dados.

O projeto foi iniciado há quatro anos, numa iniciativa inédita no Estado no sentido de levantar informações diversas sobre propriedades rurais a partir de levantamentos de satélite e uso de GPS (Global Positioning System), e é o primeiro georeferenciamento completo concluído de um município do Paraná. O trabalho de campo foi desenvolvido por universitários da UEM e CESUMAR, sob supervisão do Eng. Agrônomo Rodolfo Mayer, da Emater, e dá um diagnóstico completo de todas as propriedades (altitude, tipos de solos, área de cada cultura, número de propriedades, número de cada lote, proprietário, entre outras informações). Num clique de mouse é possível ter na tela todos os lotes que tem uva demarcados no mapa do município, por exemplo. E esse trabalho estará disponível à comunidade.

Mais uma vez Marialva sai na frente dos outros municípios da região. Assim que puder vou tratar desse assunto, da verdadeira revolução que vem acontecendo ali, principalmente na agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário