domingo, 24 de outubro de 2010

Bom momento II

Nos últimos dias a cotação da soja está bem interessante, beirando os US$ 12 por bushel, um valor elevado para o produto. Hoje, no programa Globo Rural, o ex-ministro da Agricultura, Engenheiro Agrônomo Roberto Rodrigues fez uma análise da situção, que de fato só não está melhor devido à cotação do dólar. Mas ele mesmo alerta: a tendência da moeda americana não é de se valorizar.
Assim, considerando que os preços da soja em dólar estão, tanto no físico quanto no futuro, com cotação alta, a recomendação seria de o produtor procurar fazer uma trava de parte da produção, garantindo uma rentabilidade mínima ao seu empreendimento, que nos preços atuais beiraria 100% de lucro, caso a produtividade seja normal nesta safra 10/11. Caso não queira fazer o hedge, existe a possibilidade de buscar um seguro de preços através do mercado de opções, de forma a participar de uma possível maior alta no mercado no futuro.
Como disse o Dr. Roberto na entrevista: "portanto é bom: número um, botar as barbas de molho, e número dois, fazer uma posição no mercado futuro, vendendo pelo menos uma parte da safra”. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário