quarta-feira, 2 de março de 2011

Citricultura V - Palestra Mercado global de suco de laranja

Ainda na Expoparanavaí, ao final do dia destinado a palestras técnicas, tivemos uma palestra com o Presidente da CitrusBR, uma associação nacional dos exportadores de sucos cítricos, que é formada simplesmente por quatro empresas (Citrosuco, Citrovita, Cutrale e Louis Dreyfus). Estas empresas que estão virando três (fusão entre Citrosuco e Citrovita), ficam em SP e detém nada menos que 98% das exportações brasileiras. A Associação foi fundada em 2009, e o presidente é um executivo (Christian Lohbauer) que foi "importado" de associação semelhante dos frangos. Apresentou o plano de ação da associação, que está articulando para o segundo semestre, a formação do Consecitrus, nos moldes do Consecana, para depois trabalhar na reestruturação do Fundecitrus. Pretendem lançar também, em abril, uma mídia mundial para estímulo do consumo de suco.
Dois dados interessantes do setor: vinculados a estas quatro grandes empresas tem aproxidamente 12.000 citricultores (tudo em SP), sendo que 2% deles produzem 47% da produção (as próprias indústrias detém muita área própria). Outro dado que mostra certa incoerência: uma cadeia desta, bem estrutura, desde 2001 não tem dados precisos de estimativas de produção, e acabam seguindo as previsões americanas.
Consegui um cópia da apresentação, de forma que se alguém tiver interesse, tem mais dados interessantes. Também devemos conseguir uma cópia de um material produzido pela CitrusBR, que é uma publicação chamada "O retrato da citricultura brasileira" (ficou de mandar a revista). Essa mesma revista pode ser visualizada, de forma eletrônica, no site da Associação (http://www.citrusbr.com/).

Um comentário:

  1. Ola Carlos, Gostei muito dessa sua postagem, e fiquei interessado nessa Expoparanavai, eu gostaria de saber quais sao os processos para a produçao do suco 100% e se você tem algum contato que é especialista nisso. Além disso gostaria de uma tabela com as informaçoes nutricionais da laranja e do suco. Obrigado

    Att:
    Wanderlei Maogrosso Souza
    Zootecnista. UFBA - Universidade Federal da Bahia
    email para resposta: wanderlei_matogrosso@hotmail.com

    ResponderExcluir