quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

2010: ano da aveia preta !

O uso de espécies de cobertura de inverno, conhecidas como adubos verdes, tem mostrado grande eficiência no controle da erosão e reciclagem de nutrientes, evitando perdas principalmente por lixiviação. Essas plantas promovem consideráveis aumentos de rendimento das culturas subsequentes e também são importantes economicamente pois permitem melhor aproveitamento e redução da adubação mineral nas culturas implantadas logo a seguir. Além disso, várias espécies contribuem para a diminuição da infestação de invasoras, contribuindo para a diminuição do custo de produção das culturas de verão. O caso da "buva" está muito evidente, planta daninha agressiva, que tem uma supressão muito grande quando no inverno se cultiva braquiária ou mesmo aveia, mas isso merece uma abordagem especial em outra ocasião.
Umas das boas alternativas para o cultivo no inverno visando a adubação verde é a aveia preta, espécie já consagrada há muito tempo, mas que ultimamente tem estado esquecida, principalmente porque nos últimos anos os invernos foram secos e o desenvolvimento da planta acabou prejudicado. Este ano, porém, considerando a previsão de que estaremos ainda sob os efeitos do "El Nino", acredito que seja um bom ano para investir na planta, que é uma gramínea rústica, relativamente resistente a seca e apresenta ótimo desenvolvimento em nossa região.
Assim, fica o alerta aos técnicos e produtores: lembremos da aveia preta como uma alternativa de cultivo nesse inverno. Particularmente acho que esse seja o ano da aveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário