segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tendência de clima

O colega Orlando, Eng. Agrônomo do BB, participou de um Dia de Campo na semana passada onde foi abordada a questão de tendência do clima para os próximos meses. Atualmente existem muitos sites que disponibilizam informações importantes que podem ser valiosas para tomada de decisão, sejam aquelas de previsão climáticas de curto prazo para decisões imediatas quanto a plantio, aplicação de defensivos, etc, quanto aquelas de tendências para os próximos meses, importantes para decisões mais macros, como qual cultura implantar, plantios antecipados ou mais tardios, variedades precoces ou médias, entre outras.
O site indicado é o do Café Point, que além de outras informações relevantes da cadeia produtiva do café, traz um link sobre clima.
A tabela que coloco abaixo é a tendência climática para os próximos 6 meses para a nossa região de Maringá, mais especificamente o município de Mandaguari, e  mostra que devemos continuar com chuvas acima da média, principalmente em  maio e julho. Bom para o milho safrinha e trigo, porém preocupante para os cafeicultores, que estarão em período de plena colheita. Fica a dica e o link para o acesso direto às previsões, clicando aqui.


OBS: ao que parece as informações disponibilizadas neste site são da Somar Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário